O Blog de Luis Silva

 

                       Membro da Sociedade Portuguesa de Blogs

Mantorras resolve! Daqui a duas jornadas já podemos dizer "HABEMUS CAMPEONATO"

cineblog .

2004-11-17

 

Sinais de que está para breve a censura de blogs...

Nas páginas 56 e 57 da revista "Focus" na sua edição de 17 de Novembro, Pacheco Pereira (PP), José Pedro Castanheira (JPC), Resina da Silva e outros, vêm alertar para alguns cuidados que os bloguers devem ter sob pena de serem responsabilizados criminalmente pelo que produzem na internet, nomeadamente no que à difamação diz respeito. Em relação a Pacheco Pereira, a "Focus" começa por afirmar que o "Abrupto" é a face mais visivel de uma revolução, sendo o seu autor conhecido dos portugueses, afirma a revista que quando PP manifesta as suas opiniões no blog, estas fazem tanta mossa como as que assina à quinta-feira no diário "Público". Entretanto no seguimento da reportagem a revista afirma que para PP, não faz sentido existir uma legislação especial para o mundo cibernético, pois "o que é crime cá fora é crime lá dentro", apontando que a solução do problema passa pela necessidade de conseguir identificar os autores e saber distinguir "as informações fidedignas e o conjunto das falsas". Já no final das suas "declarações" à "Focus", PP lá vai adiantando que blogs alojados em países com legislação mais branda ou mesmo inexistente para a Internet, descobrir os autores e responsáveis pelas páginas não é tarefa fácil e exige, na maioria dos casos, cooperação entre forças policiais de difrentes países. Portanto pode concluir-se que PP é contra o uso dos blogs e da internet para difamação.
Já José Pedro Castanheira, jornalista do semanário "Expresso" e autor de uma tese de pós-graduação, "No reino do anonimato", vem dizer que "é verdade quando se diz que a internet é um espaço de total liberdade, havendo mesmo alguns autores que a descrevem como um espaço de anarquia". Já Daniel Oliveira,dirigente do bloco de esquerda e um dos autores do blog "barnabé", mais adiante afirma que um dos maiores problemas dos media é quando os jornais citam "blogs" para escrever o que eles não podem assumir. Quanto à questão da legislação avança Castanheira, dizendo que é idêntica para todos os meios de comunicação, mas a ausência de um suporte fisico e de um responsável assumido dificulta a responsabilização dos autores dos milhares de páginas pessoais existentes. "Os filósofos clássicos dizem que a liberdade só existe quando há responsabilidade, e na internet tem faltado a segunda parte da equação". Para finalizar este resumo, Resina da Silva aponta que "o caminho tem de passar pela responsabilização do autor dos conteúdos", no entanto "o direito ao anonimato é tão válido como outro qualquer e o risco de controlo passar a censura assusta muitos dos "bloguistas"".
Agora pergunto eu: Esta reportagem da "Focus" aparece assim por acaso, ou estamos mesmo perante o inicio da censura dos blogs, conforme eu tenho vindo a anunciar?

# posted by Luis Silva @ 10:02 da tarde


<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?