O Blog de Luis Silva

 

                       Membro da Sociedade Portuguesa de Blogs

Mantorras resolve! Daqui a duas jornadas já podemos dizer "HABEMUS CAMPEONATO"

cineblog .

2004-11-14

 

Um jantar acima de tudo rico cultural e socialmente

Realizou-se no dia 13 de Novembro na Quinta do Crestelo em Seia o I.º CONVÍVIO DE BLOGUERS NA SERRA DA ESTRELA, ao qual compareceram 13 pessoas vindas da Guarda, Oliveira do Hospital, Lisboa e claro Seia. À medida que os bloguers iam chegando (e foram todos muito pontuais), iamos desde logo fazendo as apresentações, e em circulo criou-se desde logo uma empatia entre os presentes que só acabou por volta da 1 hora da manhã.
Ao que parece o jantar a todos agradou, no entanto lá se iam fazendo alguns reparos no que concerne às novas formas de servir os clientes que pelos vistos não obtiveram o consenso de todos, nomeadamente porque o simples facto de se começar a utilizar a "mania" do self-service poderá ser uma maneira, como já o é em Lisboa, por exemplo, de se estar a contribuir para o desemprego no país. Hoje a "moda" começa a pegar e o cliente no fim paga o mesmo do que se fosse servido à mesa. Para o restaurante é óptimo, para os clientes é péssimo. Logo aqui houve tema para debate entre os presentes, tema este lançado pelo amigo Barão. Não obstante este reparo a comida estava óptima.
Como se isso não chegasse, as Beatas lançaram logo outro exemplo desta "mania", referindo que isso é o que acontece hoje nas estações de gasolina. O cliente chega a uma estação, serve-se, paga com cartão e não é preciso qualquer funcionário para fazer o que quer que seja. O que é feito desses milhares de funcionários que foram substituidos pelas máquinas? Ao que parece muitos deles são vistos em Lisboa a sobreviverem como arrumadores de carros, outro problema social que começa a mudar. Quem antes ganhava dinheiro a arrumar carros era desde logo identificado como toxicodependente, hoje em dia muitos arrumadores de carros não são "drogados", fazem-no por necessidade de sobrevivência pessoal e familiar. De tudo um pouco se falou.
No final do jantar rumámos até ao museu do pão que, muito provavelmente leu aqui no blog que iamos lá a seguir ao jantar e lá estava uma mesa à nossa espera precisamente com 15 lugares. Até pareceu premeditado, mas não foi, não marquei mesa lá.
Aqui juntaram-se a nós mais algumas pessoas que também participaram no jantar de S. Martinho e quiseram partilhar ideias e saber até um pouco mais, o que é isto dos blogs.
Foi uma tertulia aquilo que fizémos no museu do pão. Troca de ideias, opiniões políticas, sociais, culturais que vieram concerteza enriquecer ainda mais cada um de nós. A título de curiosidade não me poderei esquecer de uma história de Durão Barroso contada pelo amigo Barão, colega de liceu deste, que sabe muito da vida deste homem, histórias que nunca ninguém leu em qualquer meio de comunicação social e que podiam muito bem ser passadas através de um blog (pense nisso).
Quanto à Ermelinda do "sabor das palavras" e ao Carlos Tavares do "micróbio", debatiam questões de administração de autarquias e de direito, nas quais revelaram de forma inteligente as suas qualidades "graduadas".
Foi um convívio óptimo, rico social e culturalmente para voltar a repetir quem sabe noutro ponto do país, porque a partir daqui demos um exemplo como a internet pode ser utilizada para fins que nos enriquecem pessoalmente, através do conhecimento de gente que se interessa pelas suas regiões, pelos problemas do país e que não andam no mundo apenas para seguir o que está estipulado e aquilo que nos querem vender os media controlados cada vez mais pela politica. É preciso gente como esta que pense pela sua cabeça, que tenha sentido critico das "coisas". Volto a dizer que enriqueci pesssoalmente com este jantar.
A todos os participantes um muito obrigado por tudo.
BLOGS PRESENTES: Sabor das palavras;Cultura Jovem;Tribunal das beatas; O micróbio;S. Paio;o blog de Luis Silva

# posted by Luis Silva @ 1:26 da tarde


<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?