O Blog de Luis Silva

 

                       Membro da Sociedade Portuguesa de Blogs

Mantorras resolve! Daqui a duas jornadas já podemos dizer "HABEMUS CAMPEONATO"

cineblog .

2005-03-03

 

D. Policarpo chama de exagerado ao Padre Nuno Serras Pereira

D. Policardo demarca-se de anúncio
Um padre «exagerado»
O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, criticou hoje o anúncio publicado pelo padre Nuno Serras Pereira, considerando que o texto é «exagerado» e não reflecte a posição oficial da Igreja. No anúncio publicado quarta-feira, o padre Nuno Serras Pereira invoca o direito canónico para fundamentar a sua recusa em dar a comunhão aos católicos que usam meios contraceptivos, recorrem à procriação medicamente assistida ou aceitam a actual lei em vigor sobre o aborto, ou seja, todos aqueles «que manifestamente têm perseverado em advogar, contribuir para, ou promover a morte de seres humanos inocentes».
O Cardeal Patriarca disse, em declarações à Rádio Renascença, durante uma visita à Casa de Saúde do Telhal, que não é essa a posição oficial, nem a atitude pastoral da Igreja.
«É uma atitude pessoal. Penso que se insere na personalidade própria do Padre Nuno, enfim, é um apaixonado por essa causa. E como todos os apaixonados cometem exageros. O texto que li é exagerado porque uma atitude pastoral da Igreja não se pode definir assim. Uma coisa é a condenação moral de certos comportamentos graves, outra coisa é o tratamento pastoral dessas pessoas», esclareceu D. José Policarpo. «Espero que todos percebam que aquela posição não é a posição oficial da Igreja», acrescentou. Para o Cardeal, as posições do padre não têm consequências, «porque o Padre Nuno não tem nenhuma responsabilidade pastoral», e são apenas «mais um anúncio da sua perspectiva pessoal, que mostra uma preocupação, quase obsessiva, por uma temática».

# posted by Luis Silva @ 7:35 da tarde


<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?